2021 | Desafios Ocyan Waves

Redução do Consumo de Diesel e Emissão de Gases dos Moto-geradores:
Buscamos uma solução que consiga reduzir o consumo de diesel e a emissão de gases do efeito estufa nas operações de uma plataforma de perfuração offshore. Esta solução deve nos fornecer dados para que posamos otimizar a operação, reduzir custos e, principalmente, o impacto ao meio ambiente.

Levantamento de campo eficiente:
Durante o levantamento de campo, as informações coletadas são registradas manualmente em um Excel para, posteriormente, serem repassadas a diversas áreas administrativas, com nova inserção de dados. Isto leva a baixa produtividade e o alto risco da perda dessas informações ao longo do processo. Buscamos uma solução que consiga agrupar os levantamentos de forma sistematizada, com padrões de relatório pré-estabelecidos que possam ser acessados por todo o time em tempo real.

Uso da Telemedicina pra Redução do número de consultas de exames periódicos presenciais:
Os exames periódicos de nossos colaboradores são realizados em duas fases presenciais: exames laboratoriais e gráficos; e avaliação clínica, anamnese, comunicação dos resultados e fechamento do ASO. Buscamos uma solução que nos permita realizar parte da segunda fase utilizando a telemedicina, possibilitando também o acompanhamento de atestados e consultas clínicas e motivadas. Isto irá eliminar a necessidade de deslocamento dos colaboradores até Macaé, aumentando sua satisfação e agilidade no atendimento e reduzindo custos logísticos.

Inspeção de Sistemas com Isolamento Térmico:
Equipamentos, vasos e sistemas de tubulação que trabalham com isolamento térmico são inspecionados com medições de espessura em pontos pré-determinados, mas não em toda sua extensão. O isolamento térmico impossibilita a inspeção visual, aumentando riscos de corrosão em pontos diferentes do ativo, que não podem ser inspecionados. Buscamos uma solução que consiga inspecionar 100% das áreas dos ativos com isolamento térmico, sem a necessidade de remoção deste ou a realização de trabalho de espaço confinado nos casos de inspeção de vasos.

Inspeção Inteligente de Drops:
Utilizamos ainda o olho humano para realização de inspeção dos riscos de Drops (objetos que podem cair das partes elevadas das sondas). Essa necessidade contínua de verificar os potencias quedas de objetos, além de ser um constante alerta em relação à segurança, aumenta a exposição da equipe a trabalhos em altura. Buscamos uma solução que identifique e nos alerte imediatamente sobre possíveis riscos de drops ou riscos relacionados à integridade das torres, sem que seja necessária a constante inspeção física do nosso time e trazendo mais segurança a nossas operações.

Acesso a informação na área operacional:
Eventos operacionais indesejados, por muitas vezes, são causados por erro humano, quando, por exemplo, procedimentos não são seguidos de forma correta ou quando há falta de atenção a dados básicos sobre uma atividade. As Instruções de Tarefas, Procedimentos e documentação técnica estão disponíveis em um sistema. Porém, para serem acessados da área operacional, o colaborador precisa imprimir esse material e obrigatoriamente descartá-lo em seguida, podendo não ter acesso a informações essenciais no momento da atividade. Buscamos uma solução que dê ao colaborador acesso fácil e imediato a essas informações na área operacional, aumentando a assertividade de procedimentos, reduzindo a ocorrência de falhas, diminuindo a impressão em papel e aumentando a confiabilidade e a segurança operacional.

​Criado por Innoscience Consultoria @ 2021
www.innoscience.com.br